O "Primeiro Congresso de Futuristas de todas as Rússias" realizou-se em 1913 com a participação de Casimir Malevitch, do escritor Kruchenik e compositor Matiushin. Foi um grande passo para abrir caminho a estas duas vanguardas.
A obra "Vitória sobre o Sol", ópera futurista russa de Matiushin, tem uma linguagem sem sentido ou lógica, inspirado Malevitch sugere uma linguagem geométrica e abstracta que conduzirá à síntese pictórica que originou o Suprematismo.
Com a premissa de atingir uma arte suprema, Malevitch apresenta 39 obras abstractas em 1915, na "Exposição 0.10" em Petrogrado. Estas obras eram caracterizadas por figuras geométricas monocromáticas sobre fundos brancos.
A obra "Quadrado negro" de Malevitch, tem representado um simples quadrado negro sobre fundo branco, pretendo atingir com esta obra o limite da abstracção.
A pintura Suprematista era caracterizada pela utilização de formas geométricas, cores primárias, branco e preto.
Em 1915, foi escrito o "Manifesto Suprematista" caracterizado pelo estado supremo da pintura.
Em 1918, a obra "Quadrado branco sobre branco" é considerado o expoente máximo do Suprematismo.
Relativamente às raízes do Construtivismo, em 1913 Tatlin apresenta um conjunto de contra-relevos, com objectos metálicos e em madeira, que fará nascer o Construtivismo em 1915.
O Construtivismo tinha como paradigma a defesa de uma arte de sentido útil e funcional, baseada no progresso tecnológico.
Após a Revolução Bolchevique em 1917, o meio cultural envolve-se na construção da sociedade soviética. Tal que, em 1920 Tatlin desenha uma proposta para a Torre da Terceira Internacional com 400 metros de altura, destinada aos órgãos da internacional comunista.
Suprematismo com triângulo azul e rectângulo preto, Malevitch, 1915
Composição Suprematista, Malevitch, 1920
Quadrado negro, Malevitch, 1915
Quadrado branco sobre branco, Malevitch, 1918
Pintura não objectiva, Aleksandr Rodchenko, 1919
A Proun by Lissitzky,1925
Torre da Terceira Internacional (maqueta), Vladimir Tatlin, 1920
Fontes:
http://www.projetoblog.com.br/wp-content/uploads/2011/04/3i-02.jpg
Comments