top of page
Foto do escritorCarla Machado

Arte Abstracta

Foi Worringer que abriu caminho para a "forma abstracta", influenciando-se no conceito de Einfuhlung propondo que a arte fosse entendida através dos sentimentos que as formas despertam em nós, tornando-se assim no primeiro fundamento da Arte Abstracta. 

A Arte Abstracta é toda a arte sem qualquer referência à realidade observada, devendo ser analisada através da harmonia, composição, ordem, formas, cores, luz, materiais e técnicas. 

Dos artistas da época foi Kandinsky o percursor da Arte Abstracta, ainda no grupo expressionista Der Blau Reiter, acreditava que um quadro poderia alcançar a ausência total de representação.

A Arte Abstracta tem na sua essência uma analogia entre pintura e música, na medida em que a música procura a harmonia de sons numa composição ritmada, a arte também deveria de forma harmoniosa conceber obras através da linha e da cor, que impulsionassem os nossos sentidos.

A influência dada pelo "Do espiritual na Arte" de 1912, fortalece os valores psicológicos da cor e os seus efeitos sobre a alma.

A primeira obra Abstracta é a "Primeira aguarela abstracta" de Kandinsky. Procurava-se uma arte intemporal e transversal.

Além de Kandinsky também Paul Klee foi uma personalidade importantíssima para a vanguarda, influenciado pela psicanálise de Freud, procurava uma arte de caracter metafísico.


Vila R, Paul Klee, 1917


Senecio, Paul Klee, 1922


Primeira aguarela abstracta, Kandinsky, 1910


Composição VI, Kandinsky, 1913


Amarelo, vermelho, azul, Kandinsky, 1925


Fontes:


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dadaísmo

Comments


bottom of page