top of page
Foto do escritorCarla Machado

Romantismo - Gros, Delacroix, Géricault e Goya

O Romantismo é um movimento de tal maneira transversal que consegue inspirar inúmeras correntes, desde logo a corrente em que Gros, Géricault e Delacroix se encontram.

Influenciados pela natureza, acontecimentos trágicos, guerra e ambientes de dor conseguem transmitir a sensibilidade própria do movimento romântico.


Antoine-Jean Gros (1771-1835), em "O Pestíferos de Jafa", cena situada a Oriente, o tema é a guerra, a doença e a morte, Napoleão é colocado coma a figura de centralidade e representado como um herói sobre os moribundos, em analogia a Cristo.


Os Pestíferos de Jafa, Gros


Como percursor da pintura Romântica em França, Théodore Géricault (1791-1824), a sua obra "A Jangada de Medusa", representa o drama heróico e questiona a condição humana na demanda da sobrevivência. É a representação de uma tragédia que chocou a opinião pública. Medusa era um barco pertencente à Armada francesa que naufragou ao largo da costa ocidental francesa, dos 200 passageiro apenas 15 sobreviveram a bordo de uma jangada improvisada obrigados a praticar canibalismo. 

É uma clara critica à sociedade que a revolução e o regime napoleónico criou, representa a degradação simbólica de valores.


A Jangada do Medusa, Géricault


Considerado por Baudelaire como melhor pintor romântico, Eugéne Delacroix (1798-1863), em o Massacre de Chios, retrata a luta pela independência da Grécia contra a Turquia (1821-1830), o artista homenageou a liberdade e a justiça.

Esta obra quebra as regras de representação na pintura o centro do quadro está vazio. O que nunca tinha acontecido anteriormente.



O massacre de Chios, Delacroix


Dante e Virgilio, Delacroix


A morte de Sardanapalo, Delacroix


Francisco Goya (1764-1828), antecipou o Romantismo e esteve à margem do Neoclássico, bem como do sistema politico e religioso da altura.

Teve como inspiração Velázquez, Rembrandt e a Natureza.

A obra "O 2 de Maio de 1808 na Porta do Sol", representa a guerra da independência.


O 2 de Maio de 1808, Goya



Maja vestida e maja desnuda, 1800, Goya



O sonho da razão produz monstros 1797-1798, Goya


Fontes:





0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page