O Renascimento começa no inicio no séc. XV e segue até finais do século XVIII. O primeiro Renascimento dá-se entre 1420 a 1500 em Itália, o Renascimento tardio deu-se entre 1500 a 1600, sendo que o Barroco surge entre 1600 até 1765 e o Rococó e Neoclássico entre 1750 e 1900.
A terminologia Renascimento significa voltar a nascer, foi a necessidade sentida pelos urbanistas e arquitectos da época, voltar aos cânones clássicos de beleza, à concepção artistica e à linguagem urbana da Grécia e de Roma. Contudo, tendo por base o regresso ao passado como alicerce de um novo urbanismo e de uma nova linguagem arquitectónica. Porém sempre numa perspectiva evolutiva opondo-se ao medievalismo.
Com estes pressupostos surgiu um novo estilo na arquitectura, no urbanismo, na pintura e na escultura. Apareceu assim o Renascimento em Florença proliferando pelo Itália onde o Gótico não era aceite como arte.
Em 1412 foram descobertos os escritos de Vitruvio, De Architectura, e em 1521 foram publicados e aceites como inspiração na criação arquitectónica e artistica.
Os cenários urbanos e arquitectónicos foram desenvolvidos primeiramente na pintura.
O espaço renascentista organiza-se através de grandes eixos compostos por edifícios de diferente linguagem e dimensões.
A grande descoberta que revoluciona a forma de conceber urbanismo foi a perspectiva. A noção de profundidade ajuda ao progresso do desenho urbano.
Outra grande invenção foi a imprensa, o que facilitou a divulgação do paradignas renascentistas.
O Renascimento prima pela racionalidade, pela ordem e pela disciplina geométrica.
Alberti alega que: "A cidade deve constituir-se com o objectivo do prazer austero da geometria."
As plantas das cidades alteraram-se e deram origem à forma radioconcêntrica, considerada a forma geométrica perfeita, as ruas são radiais que ligam o centro da cidade às portas da cidade. O centro da cidade é o espaço reservado na malha urbana para os edifícios públicos.
Os Renascentistas procuravam o traçado da cidade ideal.
Inicialmente o Renascimento constrói sistemas de fortificações e alterações em determinadas áreas da cidade, foram constriudos novos acessos viários, novos bairros a partir de quadricula ortogonal, como exemplo dessa actuação urbana em Portugal existe o Bairro Alto.
No periodo entre 1500 a 1600, foram construidas novas cidades com caracteristicas militares, como Palma Nuova, Neuf-Brisach, Almeida e Ville-Richelieu.
Biaggio Rossetti desenhou a expansão de Ferrara, é considerada por alguns autores como a primeira intervenção de urbanismo moderno. Também considerada por alguns autores a primeira intervenção renascentista é a Via Nuova em Génova (1470).
As ideias Renascentistas através de um ordenamento pensado, expandiu-se por toda a Europa no inicio do século XVII até ao movimento moderno.
Ferrara, Palma Nuova, Neuf-Brisach
Fonte:
LAMAS, José Ressano Garcia. Morfologia urbana e desenho da cidade
Kommentare