top of page
Foto do escritorCarla Machado

Desenho urbano Século XIX - Barcelona

Barcelona - Ildefonso Cerdá

A Catalunha estava em forte crescimento económico e cultural. Deste modo foi necessário elaborar um plano de expansão para Barcelona, dado que as muralhas medievais foram destruídas.Assim, Ildefonso Cerdá foi constituido pelo Rei como autor do plano de expansão para a cidade, aprovado em 1859 organizando a expansão até principios de século XX.

O plano de Cerdá vai debruçar-se sobre duas questões essenciais, a organização da grande expansão, o "Ensanche", e o estudo sobre a malha urbano quadriculada e o modo que o quarteirão se integra.

A Teoria General de La Urbanización, explica o pensamento urbanistico e as suas metologias.O plano de Cerdá responde aos aspectos funcionais, sociológicos, económicos e administrativos.A estratégia de Cerdá passa por um plano desenhado em quadricula ortogonal, com quarteirões de 113 metros de lado e vias de 20 metros de perfil. 

A quadricula é rasgada por diagonais que convergem numa grande praça, criando quarteirões irregulares e outros largos ou praças. A malha urbana envolve a cidade medieval e prolonga-se até aos municipios vizinhos. 

O plano foi preparado para albergar 800 000 habitantes numa escala inovadora na Europa em pleno século XIX.

O plano de Barcelona permitia uma rápida expansão, construção de infra-estruturas, divisão fundiária e loteamento.

O sistema tradicional da construção continua da periferia foi rompido por Cerdá, através da malha quadriculada através do modo ordenado das vias.

Relativamente aos quarteirões, estes organizam-se com centros civicos próprios tendo equipamentos como a igreja e a escola,o interior do quarteirão em Barcelona ganha carácter de espaço público. Os edifícios de maior escala surgem ao longo da malha urbana.

O objectivo deste plano baseava-se na reorganização da cidade existente para permitir um crescimento ordenado, a Ensanche.

A grande inovoção do plano de Cerdá é claramente o questionamento das regras de composição clássico-barroca, apesar dos elementos urbanos tipicos com a rua, o parque, a praça e avenida permanecerem embora não se organizarem obrigatóriamente a partir dos quarteirões dada a sua diposição livre.


Quarteirões


Ligação entre cidade nova e cidade medieval


Sagrada Familia


Grande plano


Quarteirões


Desenho




Fontes:

http://www.barcelonahotels.es/estilo/img/mapa-es.png


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page